O tango saiu para dançar: o som do Tranxgo

Há quem defina o tango como “um pensamento triste que se pode dançar”. Assim disse o poeta e compositor Discépolo. Outros, como eu, preferem vê-lo sob uma ótica mais intimista em que o erotismo, a sensualidade, o falo são delicadamente apresentados sob a magia da dança.

Eis que assim como o nosso sambrasil também sofre mutações e, em alguns casos, digamos que positivas, o ritmo argentino – que ganhou força com Carlos Gardel e tornou-se inesquecível sob as mãos de Arthur Piazzolla – também vive seu momento de transição.

Depois das bandas Gotham Project e Bajofondo – esta, que fez sucesso na abertura de A Favorita com o hit Pa´Bailar – começarem a se lançar com o eletrotango, agora é a vez da Tranxgo, que tomei conhecimento via Twitter.

O lado B do Tango: dos palcos para as pistas (Foto enviada por Gonzo V.)

Rápido e rasteiro, dei uma navegada no site e já se percebe quando alguém quer ser realmente conhecido em escala internacional: o site apesar de não ter tanta informação, tem seu conteúdo em simplesmente oito idiomas diferentes (exemplo que muitos artistas tupiniquins poderiam seguir).

A banda é, na verdade, uma dupla formada por Diego e Gonzo Vila, conhecidos como “irmãos V.”. O trabalho é todo feito nos aparatos eletrônicos. Não há instrumentos na TRANXGO. Como música se define ouvindo, vou ser breve no post. Deixo, abaixo, um rápido pingue-pongue com Gonzo, via email, fotos enviadas por ele e três vídeos para conhecerem um pouco do trabalho.

Um dos vídeos me chamou a atenção. Eles musicalizaram um trabalho sobre a bebida Hesperidina que, para nós, seria algo popular como Biotônico Fontoura ou Refrigerante Jesus.

Se a vida é sempre cheia de recomeços, aqui está um bom exemplo para se repensar o ritmo. Tranxgo, quando o tango saiu para dançar…

Quando e como surgiu o TRANXGO?

No ano 2006 como uma ideia de fazer um Tango mais masivo, moderno y adaptado a las nuevas tendências. O nome tem algum significado especial? Tranx , por transgresion, mudar, fazer algo novo , go para que termine como Tango.

Quem são os irmãos V? Quem dá vida ao TRANXGO?

Diego e Gonzo Vila sao os irmaos “V”.

Como está sendo a crítica pelo trabalho pelo fato de mexer com o tango tradicional?

Sabemos que a música pode e deve passar por mudanças, evoluções, mas há aqueles que são resistentes às raízes. ISO E PROBLEMA PARA OS CRITICOS!!

Vocês estão usando os meios virtuais para divulgarem seu trabalho. O cenário independente argentino está absorvendo bem ou há dificuldades para fazer com que o público conheça?

É uma muito boa pregunta e a resposta e um poco complexa. Eu acho que para final do ano 2010 Tranxgo vai ser muito conhecida.

Quais as influencias musicais além do tango para a composição de músicas do TRANXGO? Piazzolla , Piazzolla y Piazzolla , ele foi o maior transgresor na historia do tango

O TRANXGO tem algo de Gotham Project? Como é essa troca caso sejam pessoas diferentes? Vocês se dão bem nesse formato tango eletrônico?

Nosotros fazemos tuda nossa musica 100% eletronicamente, tudo o que voce esta ouvindo e eletronico feito com computadoras e maquinas virtuales. somos dois que fazemos a orquesta tuda Gotan e pionero, vendio muito bem e sao reconhecidos no mundo tudo. Tranxgo e uma crianza mais crece forte, sano e rapidinho. Uma trilha sonora de uma novela brasileira seria um honor porque Brasil e um gran pais, meu irmao e eu moramos no Brasil no ano 1967 e 1968 , eu foi alfabetizado no Brasil (discolpa mia escritura de burro mais esqueci tudo) e para mi Brasil es mia casa, cuando visito Brasil es como mi pais.

Pra finalizar, como está a turnê do grupo e quando vem ao Brasil?

Cuando algun produtor crea que vale la pena pagar el costo de llevar a Tranxgo a Brasil!

2 thoughts on “O tango saiu para dançar: o som do Tranxgo

Participe. Deixe seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s