O dia em que Bjork caiu…

A última edição da revista Exame – que tem na capa o bilionário espanhol Enrique Bañuelos – traz na coluna Volta ao Mundo uma informação direta da Suíça sobre o superfaturamento dos ursos.

Está relatado na nota que pode ser conferida neste link.

“O Fosso dos Ursos, um parque dedicado a esses animais em Berna, na Suíça, não para de gerar polêmica. Primeiro, os ambientalistas encrencaram com as condições do local, exigindo reformas para aumentar o conforto dos bichos. Para contê-los, recentemente foi inaugurado um novo parque, com mais de 6000 metros quadrados. Agora, o estresse instalou-se na prefeitura de Berna: a obra, estimada inicialmente em 14 milhões de dólares, custou 23 milhões de dólares. As autoridades abriram processo para descobrir o motivo do superfaturamento dos ursos”.

Como tenho parentes no país, comentei com minha prima e ela me passou mais informações sobre este caso. Segundo ela, Berna é uma cidade que tem como marca registrada a imagem dos ursos. A bandeira do cantão, por exemplo, traz o animal estampado com umas unhas bem modernas, por sinal.

A cidade de Berna tem forte ligação com os ursos

Conforme reza a lenda, o nome do local veio após o duque Berthold V. de Zähringen matar um urso. A palavra, em alemão, é “Bär”. Isso aconteceu nos idos de 1191 e esse tipo de animal habitou a região por muitos séculos.

Segundo informações passadas pela minha prima, o caso Fosso dos Ursos virou polêmica após um garoto com deficiência mental subir na grade e cair lá dentro.

É habito os visitantes jogarem amendoim para o casal de ursos Finn e Bjork e, nesta infeliz ocasião, o garoto caiu, a ursa o pegou e foi necessária a intervenção policial que, por meio de tiros, atingiram a barriga de Bjork e fez com que ela soltasse a vítima.

Antigo fosso virou agora espaço para exposição com a história local

Foi a partir disso que os ambientalistas encrencaram com o local. Até então, o fosso era o refúgio do animal. Se há males que vem para o bem, podemos dizer que os animais saíram de um albergue para um hotel 5 estrelas.

O garoto não corre risco de morte. A ursa, entretanto, ainda está em tratamento.

O casal Bjork e Finn foi um presente da esposa do presidente russo Dimitri Medvedev. Especula-se, por lá, que uma dose dupla de vodka pode salvar a “cantora” de Berna. Antes dele, quem dominava a região era Pedro, que morreu de velho.

O novo parque apresentado na nota da revista Exame é o Bären Park, inaugurado dia 22 de outubro deste ano e aberto ao público no dia 25. O festival de inauguração levou mais de 40 mil pessoas e contou com atrações musicais e artísticas.

Bären Park: festa para os ursos, dúvida para os bolsos dos contribuintes

Quanto ao superfaturamento, ainda não consegui ainda mais detalhes.

Participe. Deixe seu comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s